20 janeiro 2024

Jornalismo, jornalistas e nós


Jornalismo, jornalistas e nós

Alguns de nós eram pessoas adultas antes do 25 de Abril.
Lembramo-nos!
Outros sabem-no da história.
Naquele tempo o jornalismo e os jornalistas foram aprisionados por poderes e razões conhecidas – indicadores indesmentíveis da repressão à democracia.
50 anos depois, no ano da maior celebração da liberdade, não queremos o jornalismo e os jornalistas do nosso país à mercê de poderes insondáveis que não os respeitam.
Não queremos ser privados, diariamente, do trabalho de todos aqueles que se empenham em informar-nos, com inteligência e independência, de desafiar o obscuro e iluminar as manifestações de superação e progresso.
O Diário de Notícias, o Jornal de Notícias e a TSF e os seus jornalistas, são uma parte muito importante da nossa convivência democrática.
Todos os poderes amigos da liberdade, do governo ao conjunto da sociedade, devem convergir em sua defesa.
Lisboa, 09 janeiro 2024
Constantino Sakellarides, Ana Escoval, José Aranda da Silva, Victor Ramos, António Leuschner, Patrícia Barbosa, Pedro Lopes Ferreira, Joaquim Fidalgo de Freitas, José Luis Biscaia, Álvaro Garrido, Manuel Lopes, Paulo Fidalgo, José Boavida, José Cavalheiro, Maria Belém Roseira, António Rodrigues, Rosalvo Almeida, Merlinde Madureira, Manuel Sobrinho Simões, Júlio Machado Vaz, Vítor Melícias, Jaime Correia de Sousa, Maria Augusta de Sousa, Manuel Oliveira, Pedro Maciel Barbosa, Mirieme Ferreira, Rui Monteiro, Isabel Abreu