29 janeiro 2024

Efeitos da educação na mortalidade adulta

 

Efeitos da educação na mortalidade adulta: 
revisão sistemática global e meta-análise

IHME-CHAIN Collaborators *

Tradução do resumo do artigo

Effects of education on adult mortality: a global systematic review and meta-analysis

Resumo

Contexto: O efeito positivo da educação na redução da mortalidade adulta por todas as causas é conhecido; no entanto, a dimensão relativa deste efeito não tem sido sistematicamente quantificada. O objetivo do nosso estudo foi estimar a redução da mortalidade adulta por todas as causas associada a cada ano de escolaridade a nível mundial.

Métodos: Nesta revisão sistemática e meta-análise, avaliámos o efeito da educação na mortalidade adulta por todas as causas. Pesquisámos nas bases de dados PubMed, Web of Science, Scopus, Embase, Global Health (CAB), EconLit e Sociology Source Ultimate de 1 de janeiro de 1980 a 31 de maio de 2023. Os revisores (LD, TM, HDV, CW, IG, AG, CD, DS, KB, KE e AA) avaliaram cada registo para obter dados a nível individual sobre o nível de escolaridade e a mortalidade. Os dados foram extraídos por um único revisor para um modelo padrão do Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors Study. Excluímos os estudos que se baseavam em desenhos de estudos ecológicos ou de cruzamento de casos para reduzir o risco de enviesamento de dados não relacionados e aqueles que não apresentavam medidas-chave de interesse (mortalidade adulta por todas as causas). Foram aplicados modelos de metarregressão de efeitos mistos para abordar a heterogeneidade nas medidas de referência e de exposição entre os estudos e ajustar as covariáveis ao nível do estudo. Este estudo foi registado no PROSPERO (CRD42020183923).

Conclusões: Foram identificados 17 094 registos únicos, 603 dos quais eram elegíveis para análise e incluíam dados de 70 locais em 59 países, produzindo um conjunto de dados final de 10 355 observações. A educação mostrou uma relação dose-resposta com a mortalidade adulta por todas as causas, com uma redução média do risco de mortalidade de 1,9% (intervalo de incerteza de 95% 1,8-2,0) por cada ano adicional de educação. O efeito foi maior nos grupos etários mais jovens do que nos grupos etários mais velhos, com uma redução média do risco de mortalidade de 2,9% (2,8-3,0) associada a cada ano adicional de educação para adultos com idades entre os 18 e os 49 anos, em comparação com uma redução de 0,8% (0,6-1,0) para adultos com mais de 70 anos. Não encontrámos qualquer efeito diferencial da educação na mortalidade por todas as causas em função do sexo ou do nível do Índice Sociodemográfico. Identificámos viés de publicação (p<0,0001) e identificámos e comunicámos estimativas de heterogeneidade entre estudos.

Interpretação: Tanto quanto sabemos, esta é a primeira revisão sistemática e meta-análise a quantificar a importância dos anos de escolaridade na redução da mortalidade adulta, cujos benefícios se estendem à idade avançada e são significativos em todos os sexos e contextos económicos. Este trabalho demonstra de forma convincente a importância da educação na melhoria da esperança de vida e apoia os apelos a um maior investimento na educação como via crucial para reduzir as desigualdades globais na mortalidade.

 Ver artigo original AQUI

_______________________________ 
* IHME-CHAIN - Dr Terje Andreas Eikemo, Centre for Global Health Inequalities Research (CHAIN), Department of Sociology and Political Science, Norwegian University of Science and Technology, Trondheim 7491, Norway