Unicepe, 2021 (esgotado)
O Porto é um livro aberto.
Os seus arruamentos são uma lição de história e traduzem o valor da tolerância em muitas dimensões. O Dicionário Toponímico Ilustrado do Porto demonstra que nesta cidade invicta, nas suas ruas e praças, travessas e vielas, avenidas e alamedas, há lugar para homens e mulheres, republicanos e monárquicos, nobres e plebeus, padres e ateus, santos e pecadores, progressistas e conservadores, músicos e navegadores, comerciantes e professores, médicos e escritores, reis e presidentes, militares de várias patentes e simples gentes – um conjunto tão diversificado como rico.
Eis um dicionário para consultar mas também um livro para ler e saborear, saltando de uma entrada para outra, conforme sugestão das setas ➚ que indicam novos caminhos.
Cada entrada consiste numa citação bibliográfica que pretende despertar a vontade de seguir as pistas aí levantadas, rumo à respetiva origem. Na versão digital, oferecida aos compradores do livro, há hiperligações aos mapas dos arruamentos e às fontes telemáticas.
Pensada para coincidir com os 200 anos da ‘Revolução Liberal’ e depois com os 130 anos do ‘31 de Janeiro’, a edição desta obra foi também afetada pela pandemia mas aqui está antes dos 190 anos do ‘Cerco do Porto’. A cidade, e quem a ama, soube e saberá sempre resistir às adversidades e quarentenas.
A UNICEPE, agraciada com a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro, da Câmara Municipal do Porto e classificada como “Loja do Porto de Tradição”, congratula-se por poder proporcionar ao Porto a fruição deste trabalho.